As 10 Melhores Séries Vistas em 2015 - 24 Quadros

00:01 Unknown 0 Comments


Trago nesse último dia de 2015 uma matéria retratando as 10 séries que eu mais gostei, contendo uma grande variação de estilos, formas, produção, atuações, enredos, histórias que nem sempre são das melhores qualidades, mas que me marcaram de uma forma que é difícil explicar. Talvez vocês não gostem de algumas escolhas e suas posições, mas espero conseguir argumentar bem a ponto de vocês entenderem. E é isso, espero que gostem dessa matéria, pois simplesmente adorei ver cada uma. Esse ano, apesar de ser uma iniciação a todo esse “universo” de entretenimento e metáforas, foi realmente muito bom na questão de séries e continuações de temporadas. Um apreço grande a Netflix que está praticamente fazendo uma revolução nesse cenário. Vou parar de falar e bora para a matéria.





10 – Vikings


(3 Temporadas – Criador da Série: Michael Hirst)
Vikings é uma séries que eu acompanho desde o ano passado. Lembro que vi a 1° temporada uma semana antes da segunda fase do vestibular da Federal e como fiquei extremamente viciado pelas cenas de batalhas, pelo sangue derramado e pela grande atuação de Travis Fimmel como Ragnar.
A série por completo é bem construída, trazendo uma sensação de aventura ao velejar pelo mar, injetando ao mesmo tempo adrenalina em você quando acompanhamos as batalhas e as paredes de escudos dos Vikings. Eles sempre aparecem em menor quantidade e sempre você estará torcendo por eles – aquela típica síndrome de torcer pelo mais “fraco” diante de inimigos que você odeia. Nós criamos um grande apreço por essa cultura tão fascinante que é a nórdica e, apesar de – como sempre – existir aspectos anacrônicos, o criador conseguiu retratar de forma legal o modo de vida desses escandinavos. Vemos, no final das contas, que eles não são tão “bárbaros” quanto os próprios “civilizados” da Grã-Bretanha e de Paris. Destaque em especial para um ilustre protagonista, interpretado de forma perfeita por Travis Fimmel, Ragnar Lothbrok. Ele trás feições tão marcantes que creio que se outro ator entrasse em seu lugar não conseguiria dar tanta vida ao personagem quanto ele.

Outro personagem que gostei bastante foi Largertha, que ganhou vida pela atuação da belíssima Katheryn Winnick. É tão bom ver personagens femininas tão fortes e sendo atuadas tão bem nesses novos tempos que me surpreendi ao ver que elas ganharam bastante espaço na minha lista.

 9 – True Detective


 (2 Temporadas – Criador da Série: Nic Pizzolatto)

Aqui vem quase certo as primeiras caras de espanto: “porque ela não está entre os primeiros?”. Bem não está porque eu simplesmente acredito que as outras me marcaram mais que ela. Eu disse marcaram e não que era melhores. Ai entra uma grande diferença, pois se fosse relacionar com todas as outras em questão de roteiro, produção, atuação e outras coisas técnicas, ela sem dúvida estaria entre os três primeiros. Mas a verdade é que não achei uma história muito cativante. O enredo por outro lado mostra uma complexidade de cenas e montagem de sequencias que beira a uma obra de arte. A colocação de cada cena, cada fala, interpondo momentos presentes e momentos passados funcionam de uma forma tão boa que foi um dos grandes motivos de eu gostar tanto dessa série.

Ela garantiu seu definitivo espaço aqui pelo incrível personagem Rust Cohle em que Matthew Mcconaughey deu vida, corpo e mente; praticamente se entregou para fazer esse protagonista. Sua mentalidade, seu psicológico, a construção das falas (agradeço a Nic Pizzolatto por parir esse cara), dos diálogos e do pensamento é algo tão fascinante em Rust que eu terei que rever a série para entender ainda mais quem ele é. É um personagem, se me permitem comparar, que lembram a construção dos personagens de Fiódor Dostoiévski, o criador de paisagens interiores. 

 8 – The Walking Dead


(6 Temporadas, atualmente em hiato da 6° – Desenvolvida por  Frank Darabont)

Essa é uma das primeiras séries que vi, logo em seu segundo ano de exibição. Uma das únicas que acompanho semanalmente. E apesar desses anos vendo-a, apenas em 2015 percebi como me fascino tanto vendo uma série que retrata sobreviventes. Simplesmente porque elas me fazem refletir a natureza instintiva humana em circunstancias excepcionais.

 É por isso que The Walking Dead está nessa lista. Basta apenas, você que assistiu até o hiato da 6° temporada, rever a primeira temporada novamente e ver como aquele grupo, tendo inúmeros desfalques, lida com as circunstancias atuais. Veja como se transformaram de simples pessoas (tirando claro, alguns fodas desde o começo) a sobreviventes que sabem das coisas. Rick era um policial, mas chegou a um nível tão obscuro de sobrevivente que foi capaz de arrancar um pedaço(não lembro se era do pescoço ou da orelha) de uma pessoa para salvar seu filho. Por isso que é partir da 3° temporada que vemos como a atuação de Andrew Lincoln é excepcional. Os momentos de diálogos dramáticos são tão pesados e fodas que você passa a cultuar o Rick. Ele é aquele cara que você pode jogar cegamente a sua vida nas mãos dele, e mesmo na pior situação, você vai se sentir seguro. Apenas confie nele. Só isso...

 7 – Penny Dreadful


(2 temporadas, 3° prevista para 2016 – Criador da Série: John Logan)

É uma das séries que mais me surpreenderam esse ano. Surpreendeu-me tanto que amei desde o primeiro episódio. Eles são de cerca de 50 minutos, mas o enredo, as cenas, os diálogos tem seu tempo próprio. Não sei se é coisa minha, mas todo episódio eu sentia que estava vendo um filme. Um ótimo filme. Isso porque seu ritmo é completamente diferente de outras séries. É mais ou menos como Breaking Bad. Ela não tem pressa para apresentar as coisas, isso se ela quiser (brincadeira, ela apresenta muito bem sua história). Não tem o porquê encher de cena de ação se você tem um grande elenco e personagens marcantes do começo ao fim. Você termina de ver um episódio e quer saber sobre a vida de cada um: Dr. Frankenstein, Dorian Grey, Ives, Ethan. Poxa, até do Professor Van Helsing eu quero saber tudo! Eva Green que da vida a protagonista Vanessa Ives deveria ganhar um Oscar. Foda-se se isso é uma série, ela deveria ganhar um Oscar de atuação sem discussões; e ponto. Não tem como explicar. Vejam e tirem suas próprias conclusões.

O cenário de uma Inglaterra beirando o século XX é também muito bom, inserindo um pouco de contexto histórico como as viagens à África, que trás consigo um novo aspecto à série, inserida de um jeito muito bom. Vemos também nela muitos contrastes psicológicos e diálogos de cria e criador que é um balde de água cheia.

6 – Jessica Jones.


(1 Temporada – Criadora da Série: Melissa Rosenberg)

Nunca achei que filmes de heróis tomariam tanto o cenário atual, revivendo épocas de quadrinhos e desenhos. Também nunca acreditei que séries de heróis fariam isso e seriam produções de qualidade. Não preciso dizer que caí da cadeira, não é? A Marvel enfim têm acertado em suas produções. Foi assim com a maravilhosa série do Demolidor e foi ainda mais com Jessica Jones. Com a primeira acredito que eles ainda andavam meios tímidos, não sabendo se faria sucesso; e fez. Com a segunda senti que eles estavam mais firmes em trabalhar em conjunto com a Netflix e o resultado foi uma das melhores séries desse ano.
A minha opinião é de uma pessoa que não leu quadrinhos, não entende muito das referencias, e por isso acho que gostei muito. Passei a avaliar ela de forma técnica e como uma série de drama, ação, e – na falta de outra palavra – Jessica Jones. Foi justamente vendo a protagonista apenas como uma pessoa, e não um herói, que me agradou tanto; ou melhor, vendo uma detetive. A série trás uma forte e maravilhosa personagem feminina, (acho ainda mais maravilhoso por ver as mulheres dominando as telinhas não pelos seus peitos e bundas, e sim por ótimas atuações ) e dessa vez por parte de produtores e roteirista, a construção dessa personagem, encaminhada e desenvolvida com cuidado. Mesmo sendo homem eu senti empatia em muitos aspectos dela, e essa é a chave do sucesso. A atriz Krysten Ritter, atua tão bem que será difícil ver algum filme ou outra série com ela que não me faça falar “olha, é Jessica nesse filme”.  Um exemplo é que, mesmo visto Breaking Bad antes dessa série, lembrarei da atriz como Jessica Jones e falarei para todos que a Jessica Jones fez 9 episódios em Breaking Bad...Na série conseguimos delimitar sua qualidade de interpretação principalmente quando aparecem pedaços de suas lembranças em que ela se mostra alegre e viva, o que contraria em muito sua imagem atual. A história é apresentada de forma muito agradável, tocando inúmeras vezes no interior da protagonista, revelando coisas de seu passado que cada vez mais nos faz querer saber dela.

Porque ela se tornou a bêbada – pessimista, de ironia obscura – que ela é, começando a trabalhar de detetive, separando-se de todos e principalmente de sua melhor amiga?  Ela é, como Carol Pearson define, o arquétipo de Destruidora. E apesar dessa visão pessimista ainda assim conseguimos enxergar em seu interior a “luz” presente em cada herói. Outra coisa que me agradou muito em Jessica Jones é ver, até que enfim, um verdadeiro vilão: Killgrave – interpretado por David Tennat. Criei uma simpatia tão grande com ele, que passei a considerar um dos melhores vilões da Marvel nas telonas. De resto, deixo apenas a curiosidade para vocês verem! P.S: O final é foda demais.

5 – Avatar – A lenda de Korra.


(4 Temporadas – Criadores da Série: Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko)

Aqui provavelmente muitos vão me xingar, mas essa série foi sensacional. Ela na verdade terminou ano passado, justamente quando a assisti. Esse ano, no entanto, revi a queridinha da minha infância: Avatar – A Lenda de Aang. Em seguida parti novamente para a de Korra; e falo: assistir uma segunda vez foi melhor ainda. Ela é daquelas séries que você vai assistir quase sempre e pelo resto da sua vida. O bom dessa sequencia é que os produtores fizeram com que ela acompanhasse aquelas crianças e jovens que assistiam a Lenda de Aang em sua época. Então encontraremos uma série de desenho para uma idade mais avançada, sendo, a meu ver, muito boa para adultos.
Ela está em quinto lugar porque sempre curti todo aquele universo, as 4 nações eo tema espiritual que permeia toda ela. Sempre tive a pira dos quatro elementos e, quando era criança (e um pouco atualmente rsrsrsrs) fazia todos os movimentos de dominação – ou tentava. Toda a ideia da série, toda a construção sua, recheado de personagens extremamente marcantes e apaixonantes (obrigado Bolin, Tenzin, Meelo, Varrick, Pabu, Bumi e outros inúmeros) enchendo-nos de risos e lagrimas, faz com que seja incrível.  Aqui vemos novamente, e alegremente, uma protagonista feminina forte, tanto fisicamente quando espiritualmente. A primeira temporada pelo que percebi é algo mais para que os produtores se achassem, no entanto não deixa de ser muito boa, trazendo um peso ideológico e o típico ambiente jovem. A partir da segunda temporada esse clima vai sendo deixado de lado e a história passa a ficar mais séria, com novas discussões de temas espirituais, de bem e de mal, com muito mais cenas de ação que nos faz encher de lágrimas. As decisões de Korra passam a ter mais peso, e o mundo que ela vive começa a mudar de uma forma irreparável. A terceira passa então a ser uma das melhores, trazendo um ótimo vilão -  Zaheer  -, ritmo eletrizante e um tema muito mais maduro e ideológico, culminando na 4° que tem um dos melhores inícios. Ela trás uma Korra em uma das fases mais profundas: a superação – se reencontrar.
O caso que ela tinha com Mako, um dominador de fogo, se enfraquece já no inicio da saga e conforme ela vai se achando e consolidando seu caráter ela muda, trazendo não apenas um arco final muito bem aclamado, como mudando completamente aquele desfecho típico, mostrando, no final das contas, que essa série veio para mudar paradigmas antigos – ou melhor, o status quo – e demonstrando definitivamente como até desenhos podem trazer alguns assuntos tão atuais em nossa sociedade.

4 – Sense 8


(1 temporada, 2° confirmada – Criadores da  Série:  Andy e Lana Wachowski e J. Michael Straczynski)

Sense 8 é uma das séries mais inovadoras e originais da atualidade. Ela é tão bem produzida, tão bem construída, trazendo 8 protagonistas de nacionalidades completamente diferentes que é impossível você não sentir empatia com algum deles. Ela é, na falta de uma melhor palavra, simplesmente linda. As cenas tocam o seu ser mais profundo, demonstrando uma ligação de culturas tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão parecidas.
O que une todos é a simples natureza humana. Os personagens conseguem ser incríveis, os atores e atrizes fazem um trabalho tão magnífico que complementa muito bem a grande ideia da série! Vai ser impossível você não sair dela sem ter um queridinho. Para mim foram o Capheus (atuado pelo ator inglês Aml Ameen), que vive no Quênia e mostra ter um coração enorme; e Riley Blue (feita pela maravilhosa e linda Tuppence Middleton) que mora na Inglaterra, uma personagem tão interessante, sedutora e peculiar. Ela é única. Se mostra tão depressiva, tão alto destruidora que quando ela sorri simplesmente sinto que há esperança no mundo – o sol está iluminando minha vida!. Só isso. Há uma cena em que esses dois se “encontram”, tão pura e sincera que me fez lacrimejar. É raro hoje em dia você encontrar coisas assim, e quando encontramos, é impossível não se emocionar. Outro, inclusive, fator que faz essa série entrar nessa lista.
Bem dirigida, produzida, interpretada, atuado (no entanto não igualmente entre os oito). E não para por aí, ela trás fortemente temas como lgbt, racismo, pré-conceito, tradicionalismo, com uma trilha sonora maravilhosa. A ideia que une tudo em uma história – a no mínimo muito interessante – em uma onda de sentimentos diversos e maravilhoso, transformar a série em algo único, que você vai amar do começo ao fim. Deu até vontade de rever agora...


3 – The 100
(2 Temporadas, 3° estreia em 21 de Janeiro – Desenvolvido por Jason Rothenberg)

Como uma série  que anda a sombra das grande produções conseguiu chegar entre os três primeiros? Lembrai-vos que falei como eu gosto de sobreviventes? Esse estilo demonstrar as formas mais profundas da alma humana e de sua natureza, fazendo com que se crie uma história cheio de significados, e mostrando extremos se confrontando –  momentos que se abram brechas,  jogando a história para outra direção impensável.
Os começos da série tem um clima muito jovem, de curtição. Pensem em 100 jovens menores de idade voltando a uma região desabitada, sem pais e sem, primeiramente, regras. Confesso que estava quase largando no primeiro episódio em seus primeiros minutos. No entanto a música de quando eles chegam, e a personagem Octavia gritando “Voltamos, putas!”(tradução livre) quando pisa na Terra depois de 97 anos, fez-me abrir um sorriso. The 100 se mantém nesse clima por algum tempo, mas chega um momento em que os problemas, antes pequenos, passam a se tornarem grandes, com isso as decisões passam a serem mais importantes e muitas vezes desesperados. A história é contada em um ritmo rápido, que, terminando um episódio, você imediatamente já tem que ver o próximo, e assim até você virar órfão da série, remoendo-se em um canto, culpando-se por ter terminado rápido. Cuidado, vá com calma! E é nesse ritmo que se constrói uma gama de personagens muito bons, que ao longo dos dias que passam num estado de sobrevivência – que vai se tornando cada vez mais tensos – começam a tomar decisões cruciais para que possam se manter vivos.
Gostei de ver que o desenvolvedor da série não tem pena de matar um personagem. Eles sabem exatamente o momento de inutilizar certos personagens, fechando o centro da trama cada vez mais, criando com isso um ambiente cada vez mais angustiante. Nela você verá sangue e muita sujeira incrustada na pele dos personagens principais. E é disso que eu gostei, nada de rostos limpos; eles são sobreviventes vivendo momentos de extrema aflição – com jovens morrendo por todo lado e decisões sendo tomadas de formas precipitadas. Eles evoluem, crescem em atuação e força, acabam se tornando o fruto do meio tendo que se adaptar para sobreviver e não terão hesitado em queimar um monte de “selvagens” para manter todos a salvo. A segunda temporada, lançada esse ano, foi o que colocou essa série nessa posição. Acabou-se por completo o clima jovem e ganhou espaço para confronto de extremos, aculturação entre povos, mentiras, traições e o surgimento de uma das melhores personagens femininas de todos os tempos: Clarke.
Obrigado Eliza Taylor por atuar tão bem e dar cara a essa figura tão marcante (você aguentou ficar suja por toda a temporada \o/) e intensa. Aqui vemos uma protagonista muito mudada desde a primeira temporada, que aos poucos vai se firmando como líder do grupo e se vendo em circunstâncias excepcionais, tendo como única saída se tornando igualmente excepcional. Ela não vai pensar duas vezes em salvar o seu povo ou reencontra-lo. Mesmo que isso signifique matar todo mundo ou arriscar cegamente a própria vida.
E o final dessa 2° temporada foi perfeita. O arco dela se completou magistralmente, fazendo-me refletir por muito tempo até que ponto uma pessoa pode chegar por seus princípios e o quanto ela pode mudar em meio a situações extremas. 
2 – Breaking Bad
(5 Temporadas – Criador da Série: Vince Gilligan)

O que falar de uma das primeiras séries que vi esse ano e uma das que mais marcou minha vida? Ela quebrou inúmeras formas clássicas de produzir séries, trazendo todo um ritmo completamente diferente. Nela o principal não são as cenas de ação, o tiroteio, nem mesmo as discussões dramáticas. Mas sim o silêncio. Aqui se torna valorozo o olhar, a expressão facial, o silêncio, a pura expressão humana. Numa atuação simplesmente devastadora de Bryan Cranston, que deu vida a um grande ícone desses novos tempos – o professor Walter White, ou conhecido pela rua como o temeroso Heisenberg –, Breaking Bad inovou e se mostrou extremamente original, graças também ao grande produtor Vince Gilligan (que eu nunca havia escutado, mas que manda bem para caralho). Em cada episódio, por todas as cinco temporadas, entramos no psicológico de Walter White, e como ele se transforma em um monstro cedendo por dinheiro e adrenalina. Como é possível um professor careta de química, que não dá aula nem em universidade, vira um dos maiores gênios traficantes, fazendo seu nome ecoar longe e gerar medo em muita gente? Como ele chegou a isso?
Ah, meu amigo, baixe a série, ligue sua TV, assine a Netflix, vá na casa do seu amigo para ver... faça qualquer coisa, mas vá assistir essa série para que possa entender tudo isso, pois essa história é uma das melhores já desenvolvidas no ramo do entretenimento. Não há pressa, não a necessidade de agitação. Ela é tão bem cuidada que até as roupas, suas cores, suas formas são pensadas com um propósito. Cada ator, cada personagem, cada fase que cada um deles passa é memorável do começo ao fim. A cada temporada, o nível de qualidade de produção e atuação aumenta muito. Os atores, o enredo, a história, as montagens das cenas, sequencias, construção de narrativa são de uma qualidade excepcional. Vemos ao final desse incrível arco o como uma pessoa pode se corromper, gerando desastres em todas as vidas que o cercam, incluindo mentiras, traições, mortes, escravidão, sofrimento e muita dor. Tudo pelas mãos e pela vontade de um anti-herói gênio, sociopata, mesquinho, arrogante, astuto, audacioso que nós simplesmente amamos por um motivo que eu ainda não consigo entender. 
E pensar que antes ele era apenas um professor fracassado de química e com câncer.


1 – Sons of Anarchy.
(7 Temporadas – Criador da Série: Kurt Sutter)

E aqui chegamos ao final de uma jornada. Escrevi tanto, relembrando todas as séries com tanto afeto que inúmeras vezes fiquei com vontade de revê-las. E eis então que chegamos ao primeiro colocado: Sons of Anarchy. Só ao pronunciar esse título já sinto o quanto essa série é pesada. São longas 7° temporadas, com episódios que variam muito de duração, em uma trajetória rumo ao caos e morte. Aqui conhecemos, na minha opinião, se não o melhor protagonista de todos, um dos melhores. De cara percebi que o ator, Charlie Hunnam, é o que interpretou o Pit do filme Hooligans, e o que faz Raleigh Becket em Círculo de Fogo. Só por aí percebemos o quão bom esse ator é. Mas creio que sua melhor atuação foi nessa série, dando vida ao “demônio” Jackson Teller.
Porque essa série é maravilhosa? Porque ela lida com situações extremas, porque ela lida com a natureza mais obscura da humanidade, porque ela trata de homens gananciosos, porque ela trata da vida, da realidade da alma humana a um nível tão alto que me faz ter repulsa. A história é desenvolvida de uma forma que a cada temporada as coisas saiam cada vez mais do controle de Jax, envolvendo-o em um buraco mais profundo que o outro, mostrando mentiras que levam a ruínas, traições, estupros e mortes que te deixaram espumando de raiva. E diante de tudo isso, sentimos de uma forma tão sincera e pura o quanto aquele grupo de motoqueiros é uma verdadeira família, tendo apenas uns aos outros em um mundo virado de ponta cabeça.
Nós sentimos e entendemos o que é um irmão. É mais que a ligação de sangue, muito mais, ela remonta a uma ligação de espírito entre seus membros, e é por isso que eu chorei muito com a morte de alguns integrantes (nem venha de “spoiler” que em praticamente todas as séries alguém vai morrer. Sem mimimi). Charlie Hunnam da literalmente um show; as expressões, a grandiosa interpretação que faz de Jax é magnífica ao extremo. Eu sentia medo em seus momentos de fúria, sentia compaixão e tristeza enquanto ele chorava, raiva quando era traído e angústia quando percebia que não importava o que ele fizesse para impedir o caos, nada daria certo. Nada. É como você estar de mãos atadas e ver a degradação humana sem poder fazer nada, a não ser chorar.
O protagonista muda tanto, de uma forma tão extrema, sendo corrompido inconscientemente pelo meio em que vive, tentando desatolar o tempo todo os bois, que ao terminar a série, pensamos: “porque eu vi ela? Porque eu gostei tanto dela?”. Uma pergunta que poderia ser respondida pela inominável atuação de cada ator, pela história extremamente dramática e pesada, pelo incrível laço que criamos ao grupo de motoqueiros, principalmente ao Jack. Podia ser respondida por todas esses exemplos, mas a resposta mais sincera que encontrei é que assisti porque nós humanos gostamos de ver a desgraça acontecendo, pois – e você pode negar com todas as suas forças isso que falarei – conseguimos nos identificar com as almas corrompidas. Tudo isso porque enxergamos que o mundo pode seguir descontroladamente para o caos, acabando sempre em mortes. Não importa se você é a pessoa mais bondosa do mundo, a mais carismática e doce possível; você nasceu em uma sociedade, e a partir desse momento você já foi corrompido pelo meio. Sei que não há verdades no mundo, mas bem que essa podia ser uma. 
. . . . . . . . . . . . .


Trazendo algumas resalvas finais, gostei muito da Série do Demolidor, do Marco Polo, Narcos, 12 Monkeys mas diante de títulos como esses acima não havia espaço. O que me fez iniciar tudo isso é a minha outra queridinha de coração: Prision Break, que apesar de revê-la esse ano, decidi deixar de lado por ela ser especial. Destaque desse ano também vai para Fear The Walking Dead, em que gostei bastante da ideia de da forma que foi contada. Lembrando a todos que essa é a minha lista com as minhas opiniões, sendo que falta ainda muitas séries para eu assistir.