Watchmen e História: um pouco de heróis, medo e Guerra Fria - Lendo Quadrinhos

19:26 Unknown 1 Comments

 

Partindo de 1984, do ano em que se passa o romance de George Orwell, Alan Moore e Dave Gibbons deram inicio a produção de uma história em quadrinhos para DC Comics. O propósito era criar mais uma ótima HQ, no entanto, acabaram por criar uma das histórias que revolucionaram a 9° arte e acabaria elevando-a novamente a essa denominação (arte).  Tinham em mente terminar a Graphic Novel Watchmen em 1985, mas ela só passou a ser publicada em 1986, finalizada um ano depois. Por acreditarem que terminariam um ano depois do termino da obra de Orwell, toda a história dos vigilantes mascarados desse universo criado pelos dois se passa em 1985, iniciado em 12 de outubro, com sangue de um homem morto na sarjeta, sendo limpo com água e escorrido pelos esgotos.

            Um esfarrapado, provável morador de rua, passa ao lado carregando consigo uma placa escrita “O Fim Está Próximo”. A ligação de ambos os acontecimento, o assassinato do homem, Edward Blake, e do cartaz anunciando o fim do mundo, dá inicio a uma das histórias mais renomados no mundo das HQs, da ficção e inclusive da literatura, ganhando o prêmio Hugo, um dos maiores no meio literário mundial.
            Watchmen nos é apresentado como uma realidade alternativa, onde heróis realmente existem e seu peso é extremamente significante no contexto político, social – nacional e internacionalmente. A primeira formação de um grupo de heróis remonta a década de 1940, os Homens-minuto, apresentando homens e mulheres dispostos a vigiar o crime e combate-lo. No entanto, nenhum deles apresenta poderes. O “Super” não é visto, e mesmo utilizando de vestimenta própria e uma máscara, eles ainda são humanos, com todo seu peso ideológico, moral, ético, social, econômico; assim como defeitos e valores, que influenciam muito em seus princípios, naquilo que os move.
            Alguns da “velha-guarda” são mortos; outro sumiu misteriosamente – vindo à tona notícias não oficiais que ele era um comunista. Um deles foi internado num hospício e outros dois se aposentaram oficialmente. No entanto, adentrando na década de 1950, os tempos eram outros e o estrago da existência de heróis reais no mundo real já havia acontecido. Com isso, todo o repertório social mudou, crianças foram inspiradas conforme a Guerra Fria se consolidava no cenário mundial e a sombra dos homens-minuto aumentava. Já na década de 1960, dá inicio há mais um novo grupo de heróis mascarados, esses os personagens principais de Watchmen. Dr. Manhattan – o único que apresenta poderes, podendo controlar e moldar a matéria ao seu bem entender –, Coruja, Rorschach, Comediante – o único que pertenceu à formação dos Homens-minuto –, Ozymandias e Espectral.



            Essa segunda leva de heróis atuou constantemente no cenário norte-americano, mexendo claramente com a opinião publica, o meio social e a política, culminando na Lei Keene em 1977, tornando os vigilantes ilegais, isentos apenas se trabalhassem para o governo; aposentando-os forçadamente. Nessa “segunda fase”, O Comediante e o Dr. Manhattan, passam a trabalhar para o governo estadunidense, interferindo constantemente no cenário internacional, no contexto de uma Guerra Fria mais delicada e frágil. Ambos participaram da Guerra do Vietnã, apresentando a primeira grande mudança histórica, pois os Estados Unidos acabam ganhando a guerra, alterando concomitantemente o cenário interno norte-americano, em que o presidente Richard Nixon, visto claramente em cartazes espalhados pela cidade, por conduzir seu país a vitória fora eleito mais vezes e ainda se mostra como o presidente dos Estados Unidos em 1985 –  nessa realidade o caso Watergate, que culmina na renúncia de Nixon, é abafada.


            A história começa justamente com o único herói, sem ligação com o governo, que continua na ativa mesmo depois da Lei Keene. Rorschach investiga a morte de Edward Blake, logo descobrindo que ele era o Comediante. Dá inicio então a sua teoria de um assassino de heróis, sendo fortalecida com o exílio do Dr. Manhattan – que durante um programa de TV em que foi convidado é pesadamente condenado pela mídia como causador de Câncer – e um atentado contra a vida do homem mais inteligente do mundo, Adrian Veidt, que fora conhecido com o herói Ozymandias (havia revelado sua identidade dois anos antes da Lei Keene). E mais uma vez ela parece uma teoria real quando o próprio investigador, Rorschach, cai numa emboscada e é preso.


            O Abismo Também Contempla: Guerra Fria, Watchmen e o Medo
           
            Após o fim da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos aliados, dois grandes países emergiram como potências dominantes: Estados Unidos da América e a União(EUA) das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS). Esses dois países disputaram nos 45 anos seguintes, pelo cenário internacional construído e divulgado fortemente pela mídia, uma corrida pela hegemonia mundial. Dividindo assim o mundo em dois polos que estariam no cenário político ao longo das décadas: Socialismo e Capitalismo. “Como a URSS, os EUA eram uma potencia representando uma ideologia, que a maioria dos americanos acreditavam ser o modelo para o mundo.”(HOBSBAWM: 1996, p232). Segundo Hobsbawm, grande historiador do século XX, o medo de uma Guerra Nuclear entre esses dois países na verdade era nula ou quase nula (meio louco essa ideia, né?).
Acontece que após os primeiros anos do pós-guerra e a distribuição de forças e de dominação – ou seja, a influência direta e indireta dos dois países pelo mundo –, o perigo de uma Terceira Guerra Mundial foi diminuindo, pois o cenário real, contando com a visão do historiador, prevaleceu equilibrada e sem perigo algum. Esse período denominado Guerra Fria, justamente por não apresentar confronto direto entre as duas grandes potências, acaba por demonstrar aspectos hostis e de extremo perigo, visto pela grande concorrência econômica, a corrida armamentista, diversas guerras distribuídas pelo globo – como a da Coréia e do Vietnã –, participação política de ambos os lados em países do Terceiro Mundo (denominação àqueles que não eram socialistas e não eram desenvolvidos) e do Oriente Médio. O aumento da produção de armas atômicas tanto da URSS, EUA, quando de outros países europeus e asiáticos, geraram no panorama e na mentalidade mundial da época a sensação do medo de uma real guerra nuclear. “Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento, e devastar a humanidade.” (HOBSBAWM, p224)
Em 1985, apenas alguns anos da queda do muro de Berlim, a Guerra Fria ainda está predominando no cenário mundial, mantendo uma mentalidade confusa e complexa, de medo e terror, assim como aspectos que continuavam de pé como a grande corrida armamentista e a dominação de Países do Terceiro Mundo e Oriente Médio. Tanta a produção cultural quanto histórica, assim como o meio econômico e social já haviam sidos afetados de tal forma que se assemelhava a uma crise. Um contexto exaltado pelo próprio Rorschach: “Agora o mundo todo está na beira do abismo, contemplando os liberais, intelectuais e sedutores de fala macia que ardem no inferno... e, de repente, ninguém mais sabe o que dizer.” (MOORE, p1).

Uma coisa, no entanto, não estava sendo levado em conta nesse contexto tão conhecido por nós, e eles é apresentado, como já dito, pelos heróis da vida real no mundo alternativo criado pelo escritor Alan Moore e ilustrado por Dave Gibbons. Os Homens-minuto, a primeira leva de herói – como a dos quadrinhos – no mundo, teve uma grande importância para a história; eles, no entanto, estavam vivendo numa época com caráter diferente, sendo eles próprios os primeiros, ainda não sabiam muito bem o que estavam fazendo e a influência que atingiriam. Foi a partir da segunda era de heróis que o peso de ser um vigilante mascarado passou a influenciar muito mais o meio que viviam e alterar fatos significativos da história.
Pela década de 1960 e 1970 nos Estados Unidos, os novos vigilantes passaram a planejar os métodos em que atingiriam o crime. Nesse período vários fatores importantes cresceram e passaram a influenciar a sociedade igualmente. O surgimento das gangues, o movimento por direitos civis – principalmente do movimento negro e feminista –, movimento estudantil, pacifista, a contracultura, antimilitarismo e protestos antiguerra.  Esse último presente entre os jovens que se recusavam a participar da Guerra do Vietnã, juntando-se, muitos, ao movimento Hippie. Criou-se assim na época um espírito de rebeldia, encontrando espaços nos meios culturais como a música e a literatura. “Historiadores chamam os anos 1960 de a ‘longa década’, pois muito da mudança social e cultural dessa década foi sentido ao longo dos anos 1970”(PURDY: 2007, p253) Pela influência que os heróis tiveram no cenário sociopolítico norte-americano, em meio ao chamado “crise de autoridade”, que ainda continuava viva da década passada, os policiais se revoltaram – “Em 1977, uma cidade grita. Alegando que os aventureiros mascarados tornaram impossível seu trabalho, a polícia entra em greve. Todos se apavoram, farejando a anarquia”( MOORE: 2014, p130). O que é visto como “crise de autoridade” gerou no contexto estadunidense várias manifestações e um ódio crescente aos heróis, tanto que podemos ver uma similaridade com a “caça as bruxas” proclamando pelo Macartismo, sendo os vigilantes agora o alvo como os comunistas foram na década de 1950. Foi então que em 3 de agosto de 1977 foi aprovado a Lei Keene e os “heróis”(porque a opinião publica havia se invertido) tiveram que se aposentar – a vigilância mascarada se tornara ilegal. Os únicos que continuaram foram Dr. Manhattan e o Comediante, por trabalharem para o governo. Rorschach foi o único que continuou atuando no submundo do crime sem conexão com o governo; por isso sempre foi caçado pela polícia.


No cenário internacional, esse período é marcado em grande parte pela Guerra do Vietnã e a entrada dos Estados Unidos com seus próprios soldados em 1965. Dr. Manhattan conta que em janeiro de 1971, quando as ofensivas norte-americanas pareciam já não fazerem grandes estragos morais nos inimigos vietnamitas e a grande opinião pública estadunidense era contrária à guerra, o presidente Richard Nixon pede a ele que interfira na guerra. Em junho daquele mesmo ano ela acaba. Trazendo a grande alteração histórica que culminaria na ideia de que Nixon levou os Estados Unidos à vitória, com isso fora eleito presidente até o momento presente na história da HQ.
Na conversa que Rorschach está alertando sobre a morte do Comediante ao seu antigo parceiro vigilante Daniel Dreiberg (ex-Coruja), vem à tona a história de que o próprio Comediante estava trabalhando para o governo desde 1977, derrubando repúblicas marxistas na América do Sul. Essa pequena citação abre um leque enorme em que a própria imagem dele, chamado de quase nazista por Ozymandias e entendido por Rorschach como um reflexo daquela sociedade, representa o imperialismo norte-americano, “Word Cop”, e a própria imagem dos Estados Unidos exportando o Americam Way of Life, sua cultura, política e ideologia para diversos países do mundo, principalmente ao restante da América. “A Guerra Fria continuou nos anos 1960 e 1970 e os EUA nela atuaram por meio de apoio militar, financeiro e político a governar anticomunistas ou de intervenção diretas. Colaboraram, por exemplo, com os golpes militares no Brasil em 1964, no Chile em 1973, no Uruguai em 1974, na Argentina em 1976” (PURDY, p242).
Dr. Manhattan (alusão ao projeto Manhattan que desenvolveu as primeiras bombas atômicas) tem um grande papel representativo no contexto da Guerra Fria na história do quadrinho. Até o momento inicial da história, 1985, a União Soviética não havia invadido o Afeganistão, fato histórico que já havia acontecido em 1979. O porquê disso está no medo que a URSS têm desse personagem, afinal seus poderes de moldar a matéria o tornam algo aparecido com um deus. É a partir do seu exílio em Marte (sim, ele vai para Marte rsrs) que Alan Moore passa a representar a histeria e insanidade que perpassou durante toda a Guerra Fria. O medo de uma última guerra fora firmado na historia do quadrinho pela invasão do Afeganistão logo após o sumiço do Dr. Manhattan. Os soviéticos, desde o aparecimento do personagem temido como um deus – proclamado pela mídia que “o Superman existe e ele é americano” –, demonstram uma hesitação e um medo que os mantém reclusos em seu próprio espaço. Livres desse perigo eles avançam, gerando um medo coletivo e crescente que faz mudar completamente o comportamento das pessoas, visto principalmente nas atitudes de um jornaleiro na história em quadrinhos, apresentado como muito excêntrico e egoísta, e logo após a notícia da invasão vê que todos ali deveriam se preocupar uns com os outros. Esse grande medo também está presente no sonho de Daniel Dreiberg – conhecido antes como o herói Coruja, em que ao beijar Laurie Juspeczyk (a Espectral), presenciam uma explosão nuclear – e em várias pichações presentes pela cidade inteira de um casal de beijando. A ideia promovida por Moore e Gibbons é a de trazer as sombras de radiação, ainda hoje presentes nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, de seus moradores, fruto da explosão das bombas atômicas norte-americanas. Essa é a mentalidade que os criadores de Watchmen imprimem são muitas vezes sutis, mesclados em diálogos e nas imagens apresentado quadro por quadro, em jornais que aparecem ao longo da história, além de alusões para aspectos de contexto político e ideológico. Outro ponto metafórico bem destacado é o Relógio do Juízo Final, criado em 1947, para, conforme os ponteiros se aproximarem da meia-noite, representar a aproximação de uma Guerra Nuclear. Sendo assim, ao longo da história terá alusões a esse relógio, além da representação sobrecaída sobre um relógio comum ilustrado no último capítulo, em que também é a capa da Edição Definitiva da edição brasileira.


Quem Vigia os Vigilantes?

Um dos assuntos que Watchmen discute constantemente ao longo de suas páginas é um conceito muito importante em nossa sociedade moderna: ser Herói. Alan Moore e Dave Gibbons decidiram por levar heróis como de quadrinhos a realidade do mundo, e com isso trazer todo um peso de conhecimento e conceito em volta de ações heroicas e do ato de “ser herói”. No Universo de Watchmen, após o surgimento dos Homens-minuto, inspirados muito deles pelas histórias em quadrinhos, toda o mercado editorial de quadrinhos mudou. O declínio de HQs do Superman e de outros super-heróis deu espaço a histórias de piratas e corsários. E isso ainda é comum no presente momento da história, demonstrado por um quadrinho lido por um jovem, mesclando a história da HQ com a própria história do Watchmen. O teor então da segunda leva de herói traz um debate revigorante sobre heroísmo real, trazendo todos os apetrechos de herói e princípios por baixo de máscaras. Rorschach, por exemplo, é motivado pela justiça e apenas ela. Frente ao fim do mundo, ele ainda se vê com o propósito de punir quem merecer. Apesar disso, os heróis da vida real são humanos, e com isso apresentam os defeitos típicos de seres humanos.

“Em uma cultura permeada por interesses próprios e passividade autoindulgente em que as pessoas são mais inclinadas à função de espectador do que de participante, e preferem o conforto fácil a iniciar uma mudança necessária, nós podemos esquecer a relativa raridade da motivação por trás do que é uma atividade verdadeiramente heroica.”
(LOEB; MORRIS, p25)

Uma vez que de fato heróis apresentam defeitos, por mais que guiados por motivações próprias, mesmo elas sendo honrosas, seriam realmente eles heróis como no conceito normativo?
Outro ponto importante é ver que se heróis realmente existissem, como Watchmen propõem trazer, eles seriam uma força diferente de outras já tão comuns em nosso mundo, e a partir disso estariam sujeitos a aprovação popular, à mídia e a governos. Visto isso, e visto que esses heróis podem trabalhar por conta própria, isento de leis, morais e princípios comuns das pessoas, quem os vigiaria? Essa é uma das pichações que aparecem durante o contexto de 1977 na história e com a greve dos policiais.
Deveria se ter um controle sobre essas pessoas que acreditam estarem fazendo um bem para sociedade, vendo que apresentam suas próprias visões da sociedade, suas próprias morais e éticas, e com isso estaria impondo ao mundo suas vontades, mesmo que certas para si mesmo?

. . . . . . . . . . . . . 

Essa análise foi escrita primeiramente como um trabalho de faculdade para o curso de História da Universidade Tuiuti do Paraná - matéria de Estados Unidos. Fiz algumas alterações na linguagem e adição de um ou outro detalhe, que pode ser importante para o leitor. Decidi não encher de datas e explicações de várias coisas para não ser uma leitura mais chata do que essa acadêmica (rsrsrsrs). Mesmo assim, caso tenham alguma dúvida, comentem. Muitas das coisas que decidi não explicar mais claramente, podem ser encontradas facilmente pela internet.


REFERÊNCIAS:
WATCHMEN, Edição Definitiva. São Paulo: Panini Brasil Ltda, 2015.
HOBSBAWN, Eric j. Guerra Fria. In: Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
PURDY, Sean. Rupturas do Consenso: 1960-1980. In: KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007.
LOEB, Jeph; MORRIS, Tom. Heróis e Super-heróis. In: IRWIN, William. Super-Heróis e a Filosofia – Verdade, Justiça e o Caminho Socrático. Madros, 2014. 


Um comentário :

  1. Harrah's Casino & Hotel - MapYRO
    Harrah's Casino 고양 출장안마 & Hotel Harrah's 동두천 출장샵 Casino & Hotel (Murphy, 대전광역 출장마사지 OK) Harrah's 천안 출장마사지 Cherokee Casino & Hotel Harrah's Cherokee 하남 출장안마 Valley River Casino & Hotel.

    ResponderExcluir